Image Map

Resenha - Cinder


Livro: Cinder #1
Autora: Marissa Meyer
Editora: Rocco (2013)
Páginas: 443
ISBN:978-85-7980-152-5
Pontuação: ★★★★


Já estava louca para ler essa série há muito tempo, só que os livros são muito caros. O único que via com um preço rasoavel era Cinder, porém mesmo assim eu colocava e tirava do carrinho de compra toda hora. Tempos e tempos depois, acabei comprando sem querer o livro Cress na Bienal do Rio de 2017. Eu tinha pegado para comprar Cinder, Scarlet e Cress, porém no fim desistir de comprar esses livros e dei prioridade a outros (novamente), só que quando cheguei em casa encontrei Cress comigo, olhei a notinha e vi que tinha comprado ele. Depois disso mais do que nunca eu precisava comprar a série agora que tinha o terceiro livro kkk. Consegui comprar, porém tem um livro em especial (o único que está faltando) que é Winter que está tão absurdamente caro o tempo todo que já estou começando a achar impossível conseguir comprar esse livro!


As páginas são amareladas, a fonte é grande, têm trinta e oito capítulos narrados por Cinder, Principe Kai e Dr. Dimitri.

(páginas)

(capítulo)


Aqui temos um mundo mega tecnológico pós-apocalíptico, onde tudo é à base de robôs e tecnologia avançada. Estamos no que antigamente era a China e que agora é Comunidade Das Nações Orientais. Além disso, temos uma Lua onde é habitável por Lunares. Seres que tem um poder especial de fazer as pessoas verem aquilo que ordenarem que vejam. Os Lunares não são bem visto na Terra, ainda mais por ser governado por uma Lunar que traz uma história bem cruel, onde Levana, a rainha, é vista como tirana vaidosa e cruel.
Cinder é uma ciborgue. Uma garota que vive com sua madrasta e as duas irmãs. Sua vida é consertar robôs ou qualquer coisa mecânica/tecnológica, e todo seu salário vai para sua madrasta. Uma de suas irmãs, assim como sua madrasta, tratam muito mal Cinder por ela ser uma ciborgue, já que os ciborgues não são bem vistos, pois são considerados uma aberração.
Em um dia qualquer, Cinder estava trabalhado em sua banca e acaba surpreendida por um cliente novo: o Príncipe das Comunidades Das Nações Orientais. O príncipe Kai pede ajuda de Cinder para consertar um de seus robôs que deu defeito.
Existe uma peste mortal no mundo. Uma doença chamada Letumose que não há cura, aqueles que pegam a doença são levados para o confinamento, para a quarentena, e jamais retornam. Não podem receber visitas por ser uma doença contagiosa. Muitos cientistas estão tentando encontrar a cura há anos, mas em vão. Então, começaram uma campanha pedindo ciborgues voluntários para tentar fazer testes.
Quando Peony, a meia irmã mais nova de Cinder, acaba pegando a doença e por tanto é levada embora, Cinder acaba recebendo a culpa por isso. Então, sua madrasta a inscreve na campanha de ciborgues voluntários e ela acaba sendo levada contra sua vontade. O Dr. Dimitri avalia Cinder e descobre que existe algo muito além nela do que ela ou qualquer um saiba, e Cinder terá que lidar com uma verdade que ela não esperava.


Fiquei extremamente surpresa com esse livro! Não era nada do que eu esperava ou imaginava. Não li a sinopse, porém já tinha ouvido muito falara dessa série Crônicas Lunares, porém das coisas que ouvi, a história que montei na minha mente foi completamente diferente do que encontrei no livro. De uma forma boa, claro.
O livro é incrível e fiquei mega surpresa com a rapidez com que o li. Páginas curtas, capítulos curtos, fonte muito grande. É uma leitura de um dia, super leve e fluida. A história me prendeu até o fim e quando terminei fiquei querendo ler o segundo desesperadamente, mas me segurei porque não é uma série que quero acabar rapidinho.

Sei que cada livro é narrado por uma pessoa/personagem diferente, mas as histórias e os personagens se encontram em determinado momento de cada livro. Cada livro é baseado em um conto de fada diferente: Cinder – Cinderela; Scarlet – Chapeuzinho Vermelho; Cress – Rapunzel; e Winter – Branca De Neve. Tem um quinto livro chamado Stars Above que já foi lançado lá fora há muito tempo, porém ainda não foi publicado aqui no Brasil e eu não faço ideia de que conto de fadas se trata.


Cinder é uma garota muito determinada e fiquei extremamente feliz de vê que ela não era uma garota que se deixava cair e ficava no chão esperando ser salva ou que sentisse pena dela. Bem diferente da personagem que achei que encontraria. Sabia que ela era uma ciborgue e que o livro era baseado em Cinderela, então na minha mente criei suposições como: eu iria encontrar uma protagonista que passaria por coisas ruins e tristes e sentiria alto piedade, não iria fazer nada, apenas esperar um príncipe vir salvá-la. Mas as coisas não são assim, felizmente. Cinder é corajosa, é determinada, é gentil, é extremamente esperta e pé no chão... Só a achei um pouco medrosa querendo fugir de uns probleminhas que ela poderia enfrentar, o defeito dela foi negar a verdade e tentar seguir com uma vida normal que ela jamais teria depois de descobrir a verdade. Felizmente isso é passageiro.


Kai é o príncipe muito dedicado ao seu povo, um personagem que está enfrentando a recente perda do seu pai para a peste, e que agora terá de carregar o peso da coroa. Além disso, precisa enfrentar uma possível ameaça vinda da Rainha Lunar. Ou ele se casa com ela, ou ela inicia uma guerra... Kai é um garoto fofo e muito legal, mas também o achei um garoto que pode ser facilmente manipulável.


O Dr. Dimitri é um personagem bem peculiar, na maior parte do tempo eu não sabia se ele era bom ou não, se ele era firme ou um cara parecido com o Chapeleiro Maluco. Na maior parte do tempo eu tava meio pé atrás com ele kkkk, mas ele se mostrou um personagem bem gente boa e muito misterioso.

Levana é uma Rainha realmente bem... Má. Mas o pouco que se vê dela nesse livro não da para descrever ou julgar por completo essa personagem. Mas que ela é uma víbora, realmente ela é. Recentemente comprei o livro dela: Levana, que vai contar um pouco da história dela, eu vou vê se leio ele ainda esse mês pra tentar entender essa personagem.


A madrasta, Adri, e a meia irmã mais velha de Cinder, a Pearl, são duas pessoas horríveis. Exatamente como é na história de Cinderela, a diferença é que Peony, a meia irmã mais nova, é muito gentil e amorosa com Cinder. A única.


Apesar de a autora trazer uma base de Cinderela, ainda sim o livro é cheio de toques pessoas da autora, e nem tudo é como foi em Cinderela. Algumas partes são parecidas, mas ao mesmo tempo diferentes. Eu gostei bastante disso, adoro livros inspirados em Contos De Fadas, a maioria que vemos sempre é da Cinderela ou A Bela E A Fera, existe tão poucos livros baseados em outras princesas/contos de fadas, e por isso estou muito ansiosa para ler as outras histórias. Na verdade eu estou morrendo ansiedade para ler o segundo livro logo, o da Chapeuzinho Vermelho, pois ouvi muita gente dizer que é o melhor. E, além disso, preciso muito saber o que vai acontecer com Cinder, e como eu disse antes, por mais que cada livro vá trazer uma história com protagonistas diferentes, ainda sim em um determinado momento todas as histórias se encontram, e eu sei que Cinder vai aparecer em Scarlet e em todos os outros livros.


Super recomendo esse livro, é uma leitura que dá pra ler em uma sentada e é tão gostosinha que você nem vê passar as horas, e então quando você percebe já acabou o livro. Ele é cheio de tecnologia, robôs e tudo muito diferente do mundo que conhecemos, além disso, tem os Lunares, a Lua. Infelizmente a Lua não foi tão trabalhada nesse livro, então é um mistério como as coisas são lá, o que me faz ficar mais curiosa ainda para pegar o próximo livro!

2 comentários:

  1. Nossa, adorei a resenha, o livro é totalmente diferente do que eu pensava, estou ansiosa para lê-lo, aparentemente ele faz meu tipo de leitura.

    exploradoradepaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada anjo, fico feliz que tenha gostado.
      Super indico a leitura, tenho certeza que vai gostar!

      Bjs
      Biia

      Excluir

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.