Image Map

Resenha - Anjos E Demônios


Livro: Anjos E Demônios
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro (2004)
Páginas: 464
ISBN: 978-85-99296-39-4
Pontuação: ★★★★




Em 2016 eu tinha começado a ler esse livro, mas acabou que o abandonei porque havia acabado de chegar um livro que eu estava supermega ansiosa para ler. Então deixei Anjos e Demônios de lado para ler outro livro, mas tinha a intenção de logo depois retomar a leitura de Anjos e Demônios, porém isso acabou não acontecendo e eu não faço ideia do por que. Anos depois, finalmente peguei novamente Anjos e Demônios e iniciei tudo de novo.


A minha edição infelizmente é econômica, porém pretendo comprar o livro em edição normal na Bienal desse ano. A minha edição tem 416 páginas, porém eu sei que a edição normal tem 464. As páginas são amareladas, o livro é narrado por vários personagens, têm cento e trinta e sete capítulos, prólogo e mapa de Roma Moderna e o mapa da Cidade Do Vaticano.

(páginas)

(capítulo)


O Papa acaba de morrer, e o conclave está para começar, mas o Vaticano corre perigo, pois um inimigo antigo ressuscitou: os Illuminati. Um grupo de cientistas criado secretamente da Igreja a séculos atrás e composto por muitas das metes mais brilhantes que o mundo conheceu. Uma delas: Galileu.
Os Illuminatis tinham a intenção de se reunirem para criarem, compartilhar, estudarem a ciência, algo que a Igreja obviamente não gostava e faziam de tudo para afastar a ciência do mundo. Sendo assim os Illuminatis eram obrigados a se encontrarem as escondidas, e como forma de recrutar mais cientistas de todas as partes, Galileu criou uma espécie de mapa pela Roma, algo visível aos olhos de todos, porém discreto, algo que a Igreja visse, mas jamais suspeitasse que era parte de um mapa que levaria os cientistas mais inteligentes que soubessem decifrar os marcos diretamente ao esconderijo dos Illuminatis.
Robert Langdon, um professor de estudos religiosos renomado de Harvard, acaba se envolvendo entre uma batalha antiga (a ciência contra a religião) ao receber um chamado de um físico em um grande centro de pesquisas na Suíça (CERN), pois Leonardo Vetra (um dos muitos cientistas do CERN) foi assassinado e seu assassino deixou uma assinatura marcada a fogo em seu peito: Illuminati. E Robert pode ser o único a desvendar essa história: Porque um Illuminati mataria uma pessoa inocente? A final, isso não é o feitio dos Illuminatis.
Em seguida Robert e Vittoria (filha de Leonardo Vetra) acabam sendo levados a Roma, ao Vaticano, pois o assassino roubou algo de Leonardo Vetra: uma antimatéria que quando ficar sem bateria irá detonar toda a Cidade do Vaticano, e isso acontecerá a meia-noite. O Hassassin (assassino) acaba sequestrando os quatro cardeais preferitis e pretende assassiná-los um por hora nos Altares da Ciência. O que é e onde é os Altares Da Ciência? Isso é função de Robert Langdon descobrir, pois somente ele com seu vasto conhecimento pode desvendar os enigmas, as charadas, os códigos deixados pelas mentes cientificas mais inteligentes de séculos atrás. Através de Roma, Robert e Vittoria correm atrás de pistas por metade das Igrejas e artes de Roma.


Eu amo os filmes de Robert Langdon: O Código Da Vinci, Anjos E Demônios, Inferno. Sempre quis ler os livros e demorei bastante para adquiri-los. Comprei todos (exceto O Código Da Vinci) na Americanas e não sabia que eram edições econômicas, já que a Editora Arqueiro já publicou livros sem orelhas. Mas quando comprei O Código Da Vinci online percebi que minhas edições eram econômicas por conta do tamanho do livro e porque OCDV veio com orelhas. O Código Da Vinci é um livro grande (altura) enquanto minhas edições de Anjos E Demônios, Inferno e O Símbolo Perdido são edições pequenininhas e sem orelhas.


O livro é bem legal, na verdade é super legal, maravilhoso. Só não dei cinco estrelas e favoritei por causa do inicio e do final do livro que foram bem chatos, bem maçantes e arrastados. É que o inicio fala muito sobre matéria, antimáteria e tudo que envolve química e suas composições. Em certo momento até que é legal vê as explicações detalhadas de tudo para entendermos como funciona essa bomba que usado de maneira certa pode não ser uma bomba: a antimatéria. Só que em determinado momento fica algo chato essas explicações. Quanto ao final do livro (não se preocupem, não darei spiolers kk) eu achei chato porque pareceu enrolado, como se o autor estivesse enrolando para terminar o livro e prolongando a história, isso ficou bem chato. O final é mega detalhado, e isso não é exatamente ruim, porém é cansativo.


O livro traz muito sobre a religião, obviamente já que se passa no Vaticano e todos os enigmas do livro têm a ver com religião.
É maravilhoso vê o quanto o autor transformou a verdade em algo muito mais grandioso, maior do que já é, pois nas notas do autor ele diz que tudo é factual, tudo, absolutamente tudo desde as tumbas, referências, obras de artes e suas localizações, arquitetura, túneis, etc. ele pegou a realidade e criou uma história fascinante e intrigante aqui.


Robert Langton é um personagem extremamente inteligente e valente. Apesar de certos momentos ele ter sentido medo ou o surrealismo de tudo o que tava acontecendo, ele sempre estava pronto para ajudar, pronto para se arriscar e dá tudo de si para encontrar os lugares certos que precisa ir. A maneira que a mente dele trabalha é maravilhoso e absurdamente hipnotizante. Ele não é perfeito, tato é que chega a cometer alguns erros durante o livro, mas logo vê seu erro e rapidamente trabalha para descobrir o real daquele momento.

Vittoria foi meio que uma surpresa para mim. Ela é supermega diferente do filme. No livro ela é bem mais vivida, mais brincalhona e mais empolgada, além de ser muito pra frente em agir, mas até do que Robert, sempre querendo ajudar e se pondo na frente do perigo sem um pingo de medo, apenas querendo de uma vez e pegar o Hassassin logo, afinal ele matou seu pai. Uma mulher forte. Felizmente o livro não foca no romance, na verdade temos 3% de romance nesse livro, mas ainda assim é visível a atração de Robert e Vittoria.


É muito legal dar um passeio por Roma, pelo Vaticano, e ter noção mais ou menos de como tudo é e funciona. Toda a arte, a arquitetura, toda a história de séculos atrás é maravilhoso e não tenho palavras para descrever como me senti lendo sobre tudo isso. Confesso que não sou uma pessoa religiosa, mas a história que esse livro traz é fascinante e me deixa super curiosa, me da vontade comprar livros que falem desse período bem antigo. É simplesmente fascinante.

Quanto aos outros personagens, temos o Carlo Ventresca, o camerlengo, que é uma espécie de assistente/camareiro do Papa e que fica no comando até que um novo Papa seja eleito. Ele é um personagem bem peculiar um fanático religioso, uma pessoa bem calma, porém firme e superior, demonstrando uma grandeza sem nem mesmo fazer esforço ou qualquer outra coisa como exaltar a voz, etc.
Quanto o Hassassin, ele é um maníaco doente e não apenas por estar fazendo o que esta fazendo, mas também por outra coisa/mania doentia dele. Ele é alguém que supostamente descende dos Illumitatis e agora está ajudando aquele que comanda toda essa confusão, que é um mistério e só descobrimos no final do livro.  


O livro é muito legal, é cheio de informações ricas, o mistério, os enigmas são bem construídos e resolvidos sem deixar janelas abertas. Recomendo o livro, e em minha opinião é melhor que o filme, pois é muito mais completo e é muito mais cheio de informações. Quanto à questão se o filme e o livro são parecidos (se o filme é fiel ao livro) a resposta é sim e não. É meio igual sim, porém tem diferenças, têm ciosas faltando, coisas que não tem no livro, coisas que até tem no livro, mas no filme é mostrado de forma um pouco modificada/diferente ou menos completa. Temos personagens que não tem no filme, temos cenários que também não tem no filme. Alguns personagens que morreram, mas ficaram vivos no filme. Essas são a diferença, mas no geral, os dois não são tão, tão, tão distintos.   
Eu estou super curiosa para ler O Código Da Vinci, que é meu filme favorito da vida, e a curiosidade para ler o livro e saber se é melhor está me matando. Acredito que vá lê ainda nesse inicio de ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.