Image Map

D.I.Y TBR Book Jar



Algumas pessoas tem e perguntado muito ultimamente que método eu uso para escolher minha próxima leitura. Bom, eu uso o método TBR Book Jar.

"O TBR é uma abreviação da frase em inglês To Be Read, que em português é a nossa famosa lista Para Ler, e as palavras Book e jar significam, respectivamente, livro e jarro. Assim, em resumo, TBR Book Jar quer dizer, basicamente, Jarro de Livros Para Ler."


Agora que todos sabem o que significa um TBR Book Jar, vamos para as partes mais legal dele: para que ele serve e como ele funciona.
A verdade é que ele tem um nome bem auto-explicativo para qual é o seu real objetivo, mas este mesmo nome não explica exatamente como é possível diminuir a sua pilha que a cada mês que passa, parece só aumentar certo? Pois então vou explicar melhor os detalhes:



o TBR Book Jar serve para nos “forçar” a ler os livros que já estão acumulados em casa há bastante tempo para que essa pilha diminua para criar espaço para mais livros. Claro que você pode comprar mais livros se quiser, e pode pegar livros emprestados de um amigo ou de uma biblioteca.
Pense no jarro como se ele fosse uma meta que você estabeleceu para si com o intuito de diminuir a lista de livros que você já tem! O pote vai te ajudar muito a diminuir esse acúmulo na sua estante, irá ajudar a tirar aquele livro que você comprou a um tempo mas perdeu a vontade de lê-lo a tempos e por isso ficou criando raízes na sua estante. Com esse TBR Book Jar vai te dar muito mais espaço para novas leituras!


Bom, primeiramente você precisa criar um recipiente (pode ser qualquer pote de vidro de qualquer tamanho, seja transparente ou não, pode ser também potes sem tampa ou com tampa). Depois de conseguir um recipiente de seu agrado, você irá escrever em um papel todos os livros que você possui, mas ainda não os leu. Você pode dobrar os papéis ou não (como você preferir), coloque todos os papeizinhos dentro do recipiente.




Agora toda vez que você acabar uma leitura, você “sorteia” nesse recipiente um papel. O livro que estiver escrito nesse papel será sua próxima leitura.
O TBR Book Jar funciona de uma forma bem tranquila e as regras de como ele funcionará serão quase todas impostas pelo próprio dono. As únicas regras que são estipuladas pela brincadeira é que:

  • Não coloque livros que você gostaria de ler, mas ainda não tem na sua estante (você tem que comprá-lo para poder ler);
  • Não coloque os livros dos amigos;
  • Livros com prazo de leitura não devem ser colocados;
  • Se você comprou mais livros, coloque o nome no jarro;
  • Se você sortear um livro, é este livro que você lerá (nada de trocar de tirinha até aparecer o que você quer ler, isso é trapaça!!).

As outras regras são adicionadas de acordo com a sua necessidade.
Uma única regra que eu adicionei pra mim mesma foi:
Se caso eu tiver uma série ou trilogia com todos os livros (ou quase todos) no pote e acabar tirando um papelzinho com o título do segundo (ou terceiro, ou quarto, ou quinto…) sem ter lido o primeiro, nesse caso eu posso sortear outro papelzinho ou escolher ler o primeiro da série ou trilogia.
É isso pessoal, é assim que funciona o TBR Book Jar. Espero que tenham entendido e gostado do post. Eu sempre aconselho as pessoas a usar esse método porque pra mim funcionou muito bem. Consegui tirar muitos livros que comprei, mas com o tempo me desanimei de ler e ficou parada um tempão na estante.



Qualquer dúvida, sugestão, ou se quiserem me mostrar o TBR Book Jar de vocês é só comentar!

Bjs e espero que tenham gostado!

2 comentários:

  1. Oi Bia, queria tanto fazer uma TBR Book Jar, mas apenas pq acho fofo. Não sei se encararia um livro na pressão! hahah às vezes a gente não tá no clima! Sabe como é. né? O que você faz? Lê mesmo assim?

    Beijooo,
    Luana
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana!
      Eu leio mesmo assim haha. Eu dou uma chance ao livro mesmo que seja um que eu não esteja no clima para ler, mas se eu ver que o livro está chato, com a leitura arrastada, então eu abandono a leitura e sorteio outro livro no Book Jar ^^

      Abraços e Beijos
      Biia

      Excluir

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.