Image Map

Minhas Manias De Leitora


Uma coisa que tenho bastante é manias com minhas leituras. Todo mundo tem né! Às vezes é um TOC, um costume, uma “tradição”, em outras palavras: uma mania.
Eu adoro minhas manas, por mais loucas e sem sentido que elas podem parecer, mas isso é que faz delas especiais e “únicas” de mim, sabem... Algo tão eu.
Decidir compartilhar com vocês algumas de minhas manias como leitora. Eu amei fazer esse post, foi muito divertido escrever sobre minhas manias e vê o quão louca ou esquisita elas são. Se vocês se identificarem com alguma ou quiserem me dizer suas próprias manias deixem nos comentários.


Eu sempre leio o último capítulo, ou mais precisamente as últimas páginas do livro, mas não antes de iniciar o livro. Eu preciso ter avançado pelo menos cinquenta páginas ai a curiosidade começa a gritar e só então eu espio as últimas páginas do livro. É muito raro isso não acontecer, porém para certos livros eu tento não ler as últimas páginas.

Não sou de ler muita a sinopse, eu só leio quando compro o livro, porém é muito raro eu comprar um livro e lê-lo imediatamente (quando ele chega). Sendo assim, eu acabo esquecendo a sinopse, porém eu sei que eu gostei da sinopse, que ela me chamou a atenção, pois eu jamais compro um livro sem fica interessada (compra só por comprar). Então às vezes já se passaram meses, ou até mesmo anos que comprei tal livro e que li sua sinopse, quando eu pego o livro para ler eu não leio a sinopse novamente.

Gosto de pesquisar fanartes dos livros que estou lendo. Eu já disse que não gosto muito de ler sinopse, porém eu sempre procuro fanartes dos livros que estou lendo, e dessas forma eu consigo saber mais ou menos o que me aguarda na leitura. O bom disso é que eu acabo criando ideias, pensando em várias coisas que aquela imagem pode representar, e então quando pego o livro para ler encontro algo que não imaginava. Isso aconteceu com Cinder. Eu já tinha ouvido falar das Crônicas Lunares, porém nunca li a sinopse (só quando comprei os livros e isso faz anos), e quando procurei fanartes achei milhares, cada uma mais incrível que a outra, e através dessas fanartes, comecei a pensar em várias coisas que poderia ser a história de Cinder, e quando peguei o livro para ler foi uma surpresa encontra nada do que eu supus. Foi uma leitura maravilhosamente surpreendente e perfeita.

Além de não ler sinopse, não gosto de ler nenhuma resenha (ou ver um vídeo de resenha) antes de ter lido o livro. É super raro eu ler ou ver uma resenha sem ter lido o livro, as vezes acontece quando estou mega ultra curiosa, ou quando é uma continuação, não tenho problemas em ler ou vê uma resenha se for uma continuação.

Quando iniciei meu vicio por leitura em 2008 eu tinha costume de cheirar as páginas dos livros, porém eu perdi esse costume há algum tempo atrás.

Uma coisa que amo em certos livros é quando as folhas grossas e tem essa textura gostosa. Quando pego para ler um livro com esse tipo de folha, durante a leitura eu fico passando o dedo indicador e polegar pela ponta da folha o tempo todo. Normalmente os livros que mais tem esse tipo de folha é os livros da Novo Conceito, mas sei que tem outras editoras que já publicaram um livro ou outro com esse tipo de folha.


Recentemente (mais ou menos há uns dois anos) comecei a ter o costume de ler livros apenas com as capas de livros. Desde muitos anos eu sempre quis uma capa de livro, especialmente porque tenho um cuidado extremo com meus livros (do tipo super protetora e esquisita kkk), então têm certos livros que acabam danificando, ou tem aqueles com os títulos brilhantes prateados (como Trono De Vidro, por exemplo) que descascam; e também no calor as mãos ficam suadas e segurar o livro acaba manchando a capa, e nessas horas uma capa de livro é perfeita pra preservar o livro. Então esse é o meu mais novo costume: usar sempre capas para livros. Eu tenho bastante aqui de vários tamanhos, estou, felizmente, bem preparada.

Não uso o mesmo marcador de página quando mudo de leitura. Quando pego um livro para ler, escolho um marcador de página (os de papéis mesmo) aleatório, e após terminar a leitura e pegar outro livro para ler, eu escolho outro marcador aleatório. É uma mania estranha que na verdade está mais para um TOC.

Uso dois marcadores: um de papel para marcar a página que estou lendo, e um de imã para marcar até onde vou ler naquele momento. Por exemplo: pego o livro para ler e tenho mais ou menos uma hora para lê-lo, então uso o marcador de página de imã para marcar até onde irei lê-lo sem interrupções (costumo me distrair muito usando o celular e acaba ficando nele um tempão sem me dá conta). Ou nos dias que estou completamente livros e quero ler pelo menos cinquenta páginas antes de ter de fazer algo, eu pego o marcador de imã e marca até onde vou ler. Isso serve para me manter concentrada de certa forma, ter uma meta, além de me ajudar a ler mais também, pois eu só paro de ler quando chego até a página marcada pelo imã.
Quando se tem déficit de atenção, é bom ter um tipo de ancora, pois eu me distraio com extrema facilidade, minha atenção vai longe para todos os lugares menos para aquele em que deveria estar.


Gosto de escutar música enquanto leio. Isso também me deixa concentrada na leitura de alguma forma, é como se fosse ma trilha sonora, os “sons de efeitos”. Faz com que minha leitura pareça até mais realista, mais envolvente. Porém nem sempre posso estar escutando música enquanto leio. Mas sempre que posso eu ponho uma música que gosto, ou uma que eu acho que vá combinar com o livro, e vou lendo sem problemas.

Assim que termino uma leitura (leio um livro por vez) preciso imediatamente pegar outro livro para ler. Não posso e nem gosto de ficar sem um livro ao meu lado, pois sempre tem aqueles momentos inesperados que você precisa sair ou viajar de última hora e está numa correria e acaba não tendo tempo de escolher a leitura que te acompanhará. Por isso eu sempre escolho uma próxima leitura de imediato assim que acabo de ler um livro. As vezes eu leio um livro e levo uns cinco minutos para digerir e ar a nota da leitura, mas logo em seguida preciso pegar outro livro. Sei que muitos vão dizer que não conseguiria fazer isso, pois quando se termina um livro você precisa de tempo para pensar nele e refletir, etc, porém eu costumo parar para pensar e refletir quando sento para fazer a resenha. Esse costuma ser meu momento de reflexão com a leitura finalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.