Image Map

Resenha - Minha Lady Jane



Livro: Minha Lady Jane #1
Autoras: Cynthia Hand; Brodi Ashton; Jodi Meadows
Editora: Gutenberg
Páginas: 362
ISBN: 978-85-8235-453-7
Pontuação: ★★★★




Esse livro estava parado na minha estante desde que o comprei na Bienal de 2017. Sempre ouvi ótimas criticas sobre o livro e ficava muito curiosa, mas por algum motivo até então não tinha vontade de pegá-lo para ler ainda.
  

As páginas são amareladas, a fonte é grande, têm trinta capítulos cada um narrado por: Jane, Gifford e Eduardo. O livro é dividido em duas partes.

(páginas)

(capítulo)

(capítulo)

(capítulo)

Aqui encontramos a Inglaterra no século XVI, dinastia Tudor. Nesse mundo existe Eðian (E-thi-a-no) pessoas com poderes de se transformar em um animal especifico para cada pessoa. E também existem os Verdádicos, pessoas devotas a igreja e que desprezam fortemente a existência dos Eðianos. Nessa época os Eðianos infelizmente não estão seguros, pois a maior parte da população Inglesa verdádica tem ódio e preconceito contra os Eðianos alegando que somente Deus pode ter tais poderes. Os Eðianos vivem escondidos, mesmo depois que o Rei Henrique VIII se mostrar em um Eðiano e declara que os Eðianos terão os mesmos direitos que as pessoas normais, mas os Verdádicos não aceitaram bem isso.

Jane Grey é uma garota de cabelos ruivos escandalosos, e extremamente devota aos livros, qualquer tipo de livro com qualquer tipo de assunto ela está sempre lendo, sempre carregando um livro para onde quer que vá. Uma jovem de dezesseis anos prima de segundo grau do jovem Rei da mesma idade, Eduardo VI.
Eduardo está morrendo, ao que tudo indica está com uma doença e seus dias estão contados, não lhe resta mais tempo e com os conselhos de seu leal braço direito Lorde Dudley, o Duque de Northumberland e Lorde Presidente do Conselho Privado do rei, ele convence Eduardo a assinar um testamento onde ele declara que após sua morte sua prima, Lady Jane Grey, será a rainha da Inglaterra. Maria, irmã mais velha de Eduardo, deveria ser a próxima na linha assim que Eduardo falecer, mas por ser Verdádica e ter a mania de mandar os Eðianos para a fogueira, Lorde Dudley e Eduardo concordam que o melhor para o reino e para os Eðianos é que alguém que gosta de Eðianos governe, e nesse caso é a Jane.

Sendo assim Dudley e Eduardo planejam o casamento urgente de Jane e Gifford Dudley (chame-o de Gê), o filho mais novo de Lorde Dudley e que acaba se revelando um Eðiano capaz de se transformar em um cavalo. E agora Jane e Gifford são forçados a se casarem, e Jane ainda precisa lidar com o fato de que Gifford não consegue controlar sua transformação, e acaba sendo um cavalo durante o dia, e a noite homem. E quando Eduardo morre, Jane se surpreende ao descobrir que agora é rainha, mas talvez essa posição seja bem breve, pois Maria não vai deixar que alguém tome seu trono por direito.


Fiquei surpresa que as falas do livro não vieram representado por aspas que é o normal da editora Gutenberg, pelo menos de todos os livros que tenho da editora, Minha Lady Jane foi o único que não veio aspas nas falas.

O livro é bem divertido, trás bastante humor e tira bastante risadas do leitor, porém eu esperava mais da história. As pessoas elogiam bastante esse livro, boa parte dos leitores amam o livro, mas pra mim ele foi meio fraquinho, sei lá. Achei ele divertido, me rir, apesar de não ter me feito gargalhar, foi uma leitura rápida e gostosa, teve personagens maravilhosos, me identifiquei muito com a Jane, mas ainda assim o livro pra mim foi fraco. Talvez porque tenha tido humor demais, e eu gosto de livros que tenha humor, mas que não seja o elemento mais forte ali, que foi o que aconteceu nesse livro.


O livro é baseado em metade dos fatos reais da história da Inglaterra, da Dinastia Tudor, e metade recriação das autoras. Como elas mesmas dizem: às vezes a história precisa de uma mãozinha. Para quem não sabe Jane Grey foi realmente uma Rainha da Inglaterra, só que foi só por nove dias, pois seu primo, Eduardo VI, assinou um documento declarando ela a próxima a ascender ao trono. Maria tomou o trono com o apoio do povo e do conselho e condenou Jane a morte, mas ela reconsiderou, só que uma parte do povo da Inglaterra era a favor de Jane no trono e sendo assim fizeram um “protesto” para a jovem Jane, e Maria percebeu que ela era uma ameaça, um Mártir, e acabou no fim ordenando de imediato a morte de Jane que era inocente nessa história toda, coitada kk.

Porque estou contando isso? Primeiro: isso não é um spoiler, é a história real de Jane. Segundo: Minha Lady Jane é a história de Jane Grey só que muito modificada, vocês podem perceber isso pelo fato da história ter magia envolvida!  As autoras logo no inicio, no prólogo, explicam muito disso e também do que elas incrementaram na história. Então resumindo: metade do livro traz acontecimentos reais, e a outra metade não.


Jane é uma personagem super legal e me vi completamente nela! Ela é uma leitora muito voraz, ler todo tipo de livro (apesar de eu não ler todo tipo de livro kkk gosto muito da minha zona de conforto), eu fiquei rindo bastante com os títulos de livro que ela lê, alguns são bem ridículos, outros são títulos enormes kkk. Jane é uma pessoa gentil e fofa, é engraçada e descontraída e muito justa.

Gifford é o personagem mais engraçado de todos! Um rapaz um pouco inseguro, mas isso pouco é mostrado. É muito legal vê os sentimentos dele se desenrolando e ele ficando meio desesperado para dar um jeito nisso, tentar entender e botar pra fora, mas pra ele não é tão fácil assim. Ele é bem poético e muito fofo. As partes em que ele se transforma são as melhores, ainda mais porque ele não consegue controlar sua transformação e precisa passar o dia inteiro como um cavalo, e em certos momentos isso é um inconveniente.


Eduardo é outro personagem fofo, porém tenho que admitir que em muitos capítulos que ele narra eu ficava ansiosa para sair dele porque para mim foram os capítulos mais arrastados. Ele me passa a imagem de uma criança de 12 anos e não um adolescente de 16. Como ele nasceu em berço de ouro, muitas coisas eram feitas para ele por terceiros, então é interessante vê-lo tentar se virar por conta própria e ter uma noção de que as coisas não são tão simples assim e que agora mais que nunca ele não terá nada de bandeja como sempre teve.


O livro traz um pouco de política e tem bastantes estratagemas de guerra e fuga, etc, o que foi bem interessante, porque se o livro ficasse só no humor leve demais ficaria algo muito chato pra mim, pois sinto falta da ação. E ação é uma coisa que esse livro pouco tem.



O livro é legal, a leitura é bem fluida, é um livro pra se ler em uma sentada apesar de ter suas boas quase quatrocentas páginas, mas é tudo tão fluido e leve que em um piscar de olhos o livro acaba. Foi muito bom saber um pouco, mesmo com as coisas meio alteradas, sobre a época da dinastia Tudor, eu adoro saber sobre essas histórias antigas, inclusive tenho muitos livros sobre os antigos Reis e Rainhas da Inglaterra, Espanha, Escócia e Rússia, tenho até um livro da Rainha Maria (ou Mary) e mal posso esperar para ler, principalmente depois de ter lido Minha Lady Jane que me desencadeou uma vontade enorme de ler mais sobre aquela época.

Estou louca para ler o próximo livro que não é uma continuação, mas irá falar (se eu não me engano) de uma Jane também, que é a Jane Eyre um dos livros de Charlotte Brontë.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.