Image Map

Resenha - Romeu E Julieta


Livro: Romeu E Julieta
Autor: William Shakespeare
Editora: Penguin Companhia
Páginas: 245
ISBN: 978-85-8285-040-4
Pontuação: ★★★★



É raro ter pessoas nesse mundo que nunca tenham ouvido falar de Romeu E Julieta, ou até mesmo do Shakespeare. Porém metades dessas pessoas que ouviram falar de Romeu E Julieta nunca leram realmente sua história, nunca leram o livro, apenas ouviu cenas aqui e ali, ou viu uma peça de teatro. 


Eu nunca vi uma peça de teatro sobre Romeu E Julieta, ou já tinha lido o livro. Nunca fiz uma resenha de um Clássico, espero que essa fique boa, não tenho um vasto conhecimento sobre Shakespeare e nem sei grandes coisas, mas espero que essa resenha fique boa com o que eu sei hehe.
Este ano estou com uma meta de ler livros Clássicos, e Romeu E Julieta estavam na lista. Estou muito contente por finalmente ter lido uma obra de William Shakespeare.



As páginas são amareladas, a fonte é pequena, os capítulos são divididos por Atos e Cenas, ex: Ato I Cena II. A Capa é muito linda, não tem orelhas (triste), tem sumário, introdução, notas sobre a tradução e notas sobre os Atos. Apesar de ter 245 páginas, a história de Romeu E Julieta começa na página 59 e vai até a página 188. A Escrita é bem diferente do que muita gente ta acostumado e é cheio de rima e poesia (vou deixar um trecho no final da resenha para vocês verem melhor mais ou menos como é o texto).

(capítulo/cena ato)

(páginas)


Romeu E Julieta é um romance impossível que se passa em De Verona. Romeu faz parte da família Montecchio, e Julieta faz parte da família Capuleto, ambas as famílias são inimigas e vivem brigando.
Romeu é um romântico que acabou de ter seu coração partido por uma mulher que não correspondia seu amor. Seus amigos Mercúcio e Benvólio, tentam ajudar Romeu a sair da grande tristeza que vem deixando-o deprimido ultimamente. Então Romeu e seus amigos vão a um baile de máscaras dos Capuletos (claro que eles entram sem convites), no baile Romeu conhece Julieta e ambos se apaixonam (sim, assim num estalar de dedos o amor já estar no ar hehe).
Mas o amor deles é proibido já que suas famílias se odeiam, então eles se casam em segredo. Porém o amor deles é interrompido por obstáculos que o separaram para sempre.


Uma história trágica de amor. Mas tenho que dizer não é grande coisa. Acho que de tanto ouvir falar de Romeu e Julieta, saber o final deles e cada detalhe do que acontece, estraga a magia da história, perde um pouco o gosto da trama. Eu li o livro em um dia, mas enquanto lia (apesar de ter sido divertido) não me sentia encantada e apaixonada pela história. Foi gostoso e interessante ler a história e ainda mais nesse formato de Peça, mas não foi grande coisa e nem uma experiência significante.


Romeu e Julieta se apaixonam rápido demais, eu achei que no livro o romance seria mais devagar, quer dizer, veríamos mais dos dois se encontrando as escondidas e tendo momentos românticos, porém isso só acontece uma ou duas vezes, é algo muito passageiro e arrisco dizer: sem emoção. O livro foi fraquinho e sem detalhes, achei que teria mais coisas, mas o que mais tem é a introdução e as notas de tradução (aff). Durante toda a introdução conhecemos um pouco mais de alguns personagens secundários de grande importância para a trama, os personagens mais citados são Mercúrio, a Ama de Julieta e Frei Lourenço, todos com significados na vida de Romeu e Julieta.



"[...]Eis o crime do amor
Já trago, em minha alma triste, mil lamentos;
Não vás multiplicar tristeza e sofrimentos
Somando a minha dor a tua. Sei que me amas,
Mas teu amor em minha pena atiça as chamas.
O amor é fumo aceso em ventos suspirantes;
Se satisfeito, brilha - um fogo entre os amantes;
Negado, vira um mar de tormentoso pranto.
E o que mais é o amor? Discreta insanidade;
É fel que engasga o peito e é doce amenidade. [...]"

__ Romeu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.