Image Map

Desenhos Mandalas/Zendalas




No post de hoje vou mostrar e falar pra vocês sobre os desenhos Mandalas/Zendalas.

(Zendala)

(Mandala)

Quando comecei a desenhar Mandala/Zendala eu não fazia ideia do que era, que significado tinha, e nem mesmo sabia o nome desse tipo diferente de desenho. Então, com o tempo, percebi que andava desenhando demais esses desenhos, e passei a ver muitos tipos diferentes desse mesmo estilo que eu estava desenhando, acabei ficando muito curiosa a respeito e decidi pesquisar.

(Mandala)

Eu sou viciada nesse tipo de desenho, então faço Mandalas/Zendalas em todo lugar em que eu estiver com uma caneta e com uma folha. É viciante, super simples e muito, muito relaxante.



(Zendala)


O que são Mandalas/Zendalas?

Mandala se originou na Índia e tem como significado círculo em palavra sânscrito, mas também tem outros significados, como circulo mágico ou concentração de energia. Em todo mundo o Mandala é conhecido como um símbolo da totalidade, da integração e da harmonia. O Mandala tem diferentes padrões visuais que despertam sensações diferentes em cada um. São desenhos usados desde os tempos antigos para alcançar a harmonia pessoal. É um suporte gráfico para chegar a meditação tanto para observar, desenhar ou pintar. A diferentes tipos de Mandalas: tem aqueles que são em formato circular (que é o normal e o mais famoso) e tem aqueles com origem de outros formatos, como corações, cruz, retângulo, borboleta, espiral, quadrado, flor, etc.

(Mandala)

(Mandala em forma de flor)

(Mandala em forma de um Elefante)

(Mandala do lado direito, e Zendala do lado esquerdo)

Os desenhos Zendalas são basicamente a mesma coisa, a única diferença é o nome que derivou de: Mandala Zen = Zendala. Algumas pessoas vêem diferenças entre Mandala e Zendala (outras acreditam serem a mesma coisa), e ao meu ver a única diferença pra mim é que Zendala não precisar ter círculos ou qualquer outra forma, é uma arte livre. Por exemplo, desenhar Zendala na folha A4 inteira sem nenhuma regra (sem precisar de círculos ou qualquer outra forma geométrica ou não geométrica), já o Mandala, como eu disse no parágrafo acima, costuma-se desenhar em varias formas principalmente na forma circular.

(Zendala)

(Zendala)

(Zendala)

Fazer Mandalas/Zendalas é super fácil e muito simples. Basta olhar para as fotos e nos detalhes e você entenderá. Mas se não entendeu pode deixar que irei explicar:
Desenhe uma base (se quiser fazer um Mandala faça um circulo ou qualquer outra forma geométrica da sua preferência), feito isso comece a desenhar, do jeito que você achar melhor, várias coisas diferentes nessa base, pode ser varias flores ou folhas, formas de pingos de água, bolinhas, triângulos, quadradinhos, pontinhos, linhas retas ou tortas, linhas grossas ou finas. Você pode ser bem criativo e inventar formas loucas dentro da base que você fez. Deixe os desenhos bem juntinhos (quase coladinhos uns nos outros) deixando apenas uma fina linha de espaço entre eles. É super simples e muito fácil, é só você usar sua imaginação e deixar fluir. Não existe regras, apenas desenhe o que você quiser.


(Minha Parede é uma Zendala)

(Parede Zendala )

(Zendala)

(Zendala)

(Mandala)

Como eu já disse, costumo desenhar muito Manda/Zendala desde muito tempo atrás (nem consigo me lembrar quando haha). Esse tipo de arte relaxa muito, e me deixa tão leve quando termino os desenhos. Me da uma sensação de sossego e descontração, meus dias ficam bem mais leves. E claro, desenhar sempre me deixa mais feliz! 


Para saberem mais sobre meus desenhos, cliquem aqui.
Espero que tenham gostado do post e dos desenhos! 



3 comentários:

  1. Que legal seus desenhos! Eu vi um livro de colorir de mandalas e fiquei doida por ele naquela febre toda que teve, haha. Como eu não sei desenhar o jeito é pintar e achei os seus muito bonitos. Gosto dessa coisa toda colorida e tals. ♥

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada anjo!
      Desde essa febre com esses livros de colorir, eu ainda não tive nenhum interesse em comprar qualquer um... Gosto de pintar, mas só se for meus próprios desenhos haha, não sei porque isso.

      Fico feliz que tenha gostado!
      Bjs <3

      Excluir
  2. João Marcos Paravisi Machado15 de setembro de 2016 às 15:55

    Lindos desenhos. Meus parabéns querida.

    ResponderExcluir

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.