Image Map

Como Eu Escolho Minhas Próximas Leituras



Há um tempo, algumas pessoas estavam me fazendo essa pergunta: Como você escolhe sua próxima leitura? Pensando nisso, decidi fazer esse post explicando, porque na verdade não é algo simples, pó exemplo: eu avisto um livro e o pego para ler, ou, eu pego o primeiro que me vem à cabeça. Não é bem assim comigo.

Ano passado passei boa parte do ano com o método da TBR Book Jar (tutorial aqui)Por um tempo esse método até que funcionou afinal ele serve muito bem para nos fazer ler livros que estão abandonados na estante há muito tempo e que você ainda não leu. Mas eu acabei me enjoando desse método, com o tempo ficou chato ter de ler um livro “a força”, porque às vezes eu pegava um livro que não estava a fim de ler e por isso a leitura se tornava longa e cansativa.
Então quando desistir da TBR Book Jar, eu passei a escolher meus livros como eu fazia antes.


Como eu escolho minhas leituras é um pouco complicado de explicar, mas vou tentar ser clara.
Com uma série e/ou trilogia/duologia, eu nunca leio inteiro só de uma vez, sabe, um livro atrás do outro. Eu leio o primeiro, e depois pego outro livro que não é da série/trilogia/duologia para ler. Mas por quê? Primeiro porque se a série for muito boa, eu não quero que ela acabe logo então eu não leio todos os livros seguidos, segundo porque ficar lendo a série inteira, um livro atrás do outro dessa mesma série, pra mim é como um disco travado, ou a expressão: ficar teclando na mesma tecla várias vezes. A série pode ser uma maravilha, mas para mim ela deixa de ser se eu ficar lendo os livros dessa série um atrás do outro, pra mim a leitura se torna chata e muito longa. Então para que isso não aconteça, eu leio o primeiro livro da série e depois pego outro livro que não seja dessa série que acabará de ler. Dependendo da minha ansiedade para ler o próximo livro, eu acabo lendo uns cinco livros antes de pegar a continuação da série que parei, ou dois, ou às vezes até mais: tipo uns dez livros antes de retomar a série/trilogia/duologia.


Os livros de séries/trilogia/duologia que não tiveram todos os livros lançados ainda, eu costumo não ler até ter a série inteira comigo, ou dependendo da quantidade de livros que a série tiver então eu só leio se tiver boa parte dessa série comigo. Por quê? Se eu gostar muito (até mesmo se eu não gostar tanto) do primeiro livro eu vou ficar irritada e muito, muito, muito incomodada por saber que não estou com a continuação em minha estante, para o caso de eu tiver vontade de ler o livro logo. Isso me deixa agoniada! Foi o caso de A Filha do Louco e A Rainha Vermelha. Por curiosidade acabei lendo esses dois livros, e no final fiquei tão agoniada por saber que as continuações não foram lançadas ainda (e que irão demorar a lançarem) que acabei sentindo raiva de ter lido esses livros. Eu estou muito ansiosa para ler O Despertar do Príncipe da Collen Houck e o livro A Herdeira que eu comprei na pré-venda na época, mas não vou lê-los porque as continuações não foram publicadas ainda! E eu sei que eu vou ficar muito curiosa para ler logo a continuação, e me incomodaria muito saber que elas não estão na minha estante me esperando. Por esse motivo, e por esses sentimentos, eu evito pegar livros de séries/trilogias/duologias que ainda não tiveram suas continuações lançadas.


Já no caso dos livros únicos, os que não têm uma continuação, eu leio sem problemas. Mas para escolhê-los eu tenho um pequeno problema: se eu tiver acabado de ler um livro de ficção minha próxima leitura será de não-ficção. Claro que nem sempre é assim que acontece afinal ficção é meu tema favorito é o que mais tenho na minha estante e por isso às vezes fica difícil escolher um livro de não-ficção, pois eu tenho muito pouco então minha próxima leitura às vezes acaba sendo ficção novamente. Mas eu costumo fazer assim: Quando acabo uma ficção, minha próxima leitura será de não-ficção, quando acabo de ler não-ficção então minha próxima leitura será de ficção.
Mas sempre tem aqueles dias que eu não estou a fim de ler não-ficção, como já disse esse é um gênero que eu não sou muito fã, pois quase nunca tem ação.  

Bom, é isso pessoal. É assim que eu escolho minhas próximas leituras. Tentei ser mais clara possível e acho que consegui! Eu sei que é um pouco complicado e cheio de frescurinha haha, mas é assim que faço para escolher minhas próximas leituras.

Espero que tenham gostado!

Beijos, e obrigada por tudo pessoal!



Um comentário:

  1. Oie!
    Conheci seu blog hoje e já deixei meu comentário... Enfim, eu leio muito e não tenho uma organização. Priorizo parcerias em função dos prazos para ler e resenhar, e depois tento ler o que tá na minha estante a séculos, ou um livro que esteja sendo bem falado.
    TBR não funcionou comigo porque compro muitos livros e recebo também.
    Beijos,
    Ana.
    http://www.umlivroenadamais.com/

    ResponderExcluir

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.