Image Map

Resenha - A Outra Face


Livro: A Outra Face
Autora: Deborah Ellis
Editora: Editora Ática
Páginas: 124
ISBN: 978-85-08-15680-1
Pontuação: ★★★★




Li esse livro na época que estava na escola, não me lembro a série, mas acho que foi entre Quinta e Oitava série. Meu irmão teve que comprar um livro que a escola pediu e foi justo o que peguei quando estudava. Lembro que li o livro, mas na época não gostava de livros e não faço ideia de onde foi parar meu livro. Como meu irmão não gosta de ler (ele só lê os livros da escola e depois da para alguém) eu peguei esse livro para reler.


As páginas são brancas (triste), a fonte é grande e têm quinze capítulos super curtinhos.

(capítulo/mapa)

(páginas)

Parvana é uma garota de onze anos que têm duas irmãs e um irmão ainda bebê. Parvana se encontra em uma época perturbada e rígida no Afeganistão onde os Talibãs dominam e criam regras como: Mulheres não devem sair de casa ou ir para qualquer lugar sem a presença de um homem; Mulheres não devem trabalhar apenas ficar dentro de casa, e também não devem estudar; Mulheres não devem sair mostrando pele, então usam uma roupa que cobre o corpo, a cabeça e a cara toda (exceto os olhos), etc. Uma pequena violação dessas regras (e muitas outras) os Talibãs prendem ou dão uma surra.


Depois que seu pai é preso injustamente, Parvana se vê obrigada a cuidar da família. Mas como? Ela é apenas uma criança de onze anos, o único homem da família é um bebe, sua irmã mais velha é fresca e dependente demais para dar conta das coisas, sua mãe está depressiva depois de terem levado seu pai, e sua irmã mais nova tem apenas cinco anos e mal sabe das coisas ainda. Parvana encontra a solução: fingir que é um menino.
Com o novo visual (cabelos bem curtos, roupas masculinas), Parvana sai de casa todos os dias sem problemas (pois todos acreditam que é um menino) e trabalha para sustentar a família.


Um livro bem interessante e super rápido de ler, li em apenas um dia. Lembro que gostei muito na época que li na escola, mas o livro não foi tão excelente a ponto de me fazer ficar apaixonada por livros naquela época. Apesar de trazer um assunto bem triste e ao mesmo tempo encorajador, o livro realmente não foi excelente. Quando terminei pensei até que estava faltando páginas porque o livro terminou de forma abrupta sem resposta para um tema no final que precisava de uma resposta.


Parvana é uma garotinha encantadora e muito corajosa, inspiradora e determinada. Ela me lembrou um pouco da Alice de Alice no País Das Maravilhas, porque ela é bem curiosa e exploradora.
Não gostei da irmã mais velha e nem da mãe da Parvana, para mim são duas dependentes irritadiças e ignorantes que só parecem pensar nelas mesmo. Elas me deixavam bem irritada.


Tem muitas cenas para refletir nesse livro. Uma garota de onze anos carregando o peso de sustentar a família sozinha, trabalhando nas ruas com o risco dos Talibãs descobrirem seu disfarce e matá-la. A maneira como as Mulheres são vistas naquela época, como são tratadas. Como a vida de muitos estava acabada a beira da fome. A guerra e a violência. É um livro bem forte tratando desse assunto.

Recomendo a leitura, é um livro bem curto que você pode ler em menos de duas horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.