Image Map

Resenha - Jogos Vorazes



Livro: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Paginas: 397
Editora: Rocco
ISBN: 978-85-7980-024-5
Pontuação: ★★★★

OBS: ESSA RESENHA FOI FEITA A MUITOS ANOS ATRAS (PROVAVELMENTE EM 2012/13), E POR ALGUMA RASÃO ESQUECI DE POSTA-LA NO BLOG (ASSIM COMO NO CASO DO SEGUNDO LIVRO).



É tão raro ter pessoas que desconhecem a Trilogia que está dando um sucesso não só nos cinemas, mas também os próprios livros! Eu me cansei de ouvir falar da Trilogia Jogos Vorazes, minha amiga é muito fã, e me lembro de quando estreou o primeiro filme e ela foi ver. No dia seguinte, na escola, ela ficou toda encantada e não parava de falar como o filme foi perfeito, muito legal, e que amou. E então ela me contou que tem livros. De inicio eu nem me interessei. Mas ai, depois de algum tempo, a Netflix colocou o filme Jogos Vorazes, e eu logo me lembrei da minha amiga e do que ela disse a respeito do filme, e na internet eu só via coisas relacionada ao filme e de como ele fez sucesso. Então resolvi ver na Netflix... Acho que eu nem preciso dizer como eu adorei o filme!


Finalmente depois de ver o filme eu pesquisei mais sobre o livro, e vi que já tinham lançado o Box já com os três livros, claro. E eu coloquei na minha cabeça que só teria os livros se eu tivesse o Box. Levou tempo, infelizmente, até eu ter meu precioso Box, já tinha até estreado Em Chamas... Eu só fui ganhar meu Box no Natal, e só agora pude ler meu tão esperado livro.


As paginas são amareladas, eu achei a fonte um pouco pequena (nada muito pequeno... Mediano talvez seja a descrição certa), tem vinte e sete capítulos. O livro é dividido em três partes: “Os Tributos”, “Os Jogos” e “Os Vitoriosos”.

(capítulo/página)



Jogos Vorazes é uma Distopia que se passa em uma nação chamada Panem, que surgiu após o fim da América do Norte, e é comandado pela Capital e formado por 12 Distritos. Quanto mais baixos forem os Distritos, mais pobre é. Ou seja, o Distrito 12 por ser o ultimo é o mais pobre, onde muitas pessoas morrem de fome o tempo todo. Para mostrar a todos os Distritos o poder que a Capital exerce sobre todos, eles criaram os Jogos Vorazes: um reality show onde é obrigatório que um garoto e uma garota de cada Distrito (24 jovens de 12 a 18 anos) sejam selecionados e presos/jogados em uma arena totalmente comandada pela Capital. E apenas um sairá de lá vivo, sendo assim os 24 jovens são obrigados a matarem a sangue frio uns aos outros, e não existe escapatória da areana.


Na primeira parte do livro conhecemos Katniss Everdeen, uma adolescente de dezesseis anos que mora com sua Irmã Prim e sua mãe no Distrito 12. E desde a morte de seu pai, Katniss caça o tempo todo para sustentar sua família. Ela sempre tem a companhia de seu melhor amigo Gale nas caças, e os dois ajudam um ao outro a procurarem comida para suas famílias, vendendo o que caçam no Prego (mercado negro) e dividindo o lucro (que não é muito) entre eles para porem comida em suas mesas.
Esse é o primeiro ano que Prim, participa da Colheita (que é como eles chamam o dia que é selecionado os jovens para os Jogos Vorazes). E quando Prim é escolhida, Katniss se oferece como Tributo para salvar a vida de sua irmã. A partir daí tudo muda para Katniss. Ela é levada para a Capital junto com Peeta Mellark, que foi o garoto selecionado do seu Distrito, para a preparação pro Jogos Vorazes.




A história começa a ficar mais envolvente e intensa a partir daí. A preparação dos Tributos, a Capital, o treinamento de todos os Tributos selecionados, os sentimentos de Katniss, as agonias de quando algo ruim acontece na arena com ela, os Jogos... Tudo vai ficando mais empolgante e bem interessante.


Amei demais o livro, ele é realmente o que muitas pessoas viviam dizendo: incrível, perfeito, legal, etc. Vale muito à pena ler, Suzanne Collins criou personagens incríveis, com a narrativa perfeita e muito gostosa, e uma história que te envolve do inicio ao fim. Mal posso esperar para tira o Em Chamas do meu Box pra ler.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.