Image Map

Resenha - Loney


Livro: Loney
Autor: Andrew Michael Hurley
Editora: Intrínseca (2016)
Páginas: 301
ISBN: 978-85-8057-937-6
Pontuação: ★★★



Comprei esse livro em pré-venda em 2016, na época fiquei super curiosa para lê-lo, mas depois que o livro foi lançado e muitas pessoas leram e jorraram criticas negativas, acabei desanimando e ele ficou esquecido na minha estante.  Em 2018 fiz uma lista de metas para cumprir em 2019, e uma das metas era ler Loney. Como meu inicio de ano está muito bom em questão de leitura, aproveitei essa energia de estar lendo rápido vários livros e peguei de uma vez Loney, meio que morrendo de medo de que o livro me causasse uma ressaca kkkk. Felizmente isso não aconteceu.


As páginas são amareladas, a fonte é mediana, essa edição está muito bonita em capa dura e jacket. Têm vinte e nove capítulos.

(páginas)

(capítulo)


O Loney é um lugar misterioso, meio isolado e confuso. Tonto é o nosso protagonista, ele é de uma família e comunidade extremamente religiosas, do tipo rigorosos e obsessivos. Seu irmão mais novo, Hanny (Andrew) é mudo e sua família acredita que Deus está testando a fé deles com o fato de Hanny ser mudo e que se eles rezarem e fizerem muitas celebrações, Deus irá trazer a voz de Hanny.
Com isso eles fazem um retiro para Loney, uma espécie de lugar bem escondida e pequeno onde o mar é violento e extremamente perigoso com alto numero de morte de afogamento. Mas têm uma casa lá onde a comunidade passa um tempo, e durante esse tempo eles visitam igrejas e espaços “sagrados” na esperança de que Deus faça um milagre com Hanny. Mas talvez não seja Deus quem vai trazer um suposto milagre... Talvez nem seja um milagre, talvez possa ser outra coisa. A final, as pessoas e as coisas no Loney são muito estranhas.


Quando comprei esse livro estava super mega ansiosa para ler, mas acabou que as criticas gerais eram super negativas e fiquei com medo de ler o livro e entrar de ressaca. Acabou que o livro ficou esquecido na minha estante por anos até finalmente tomar vergonha na cara para ler. O livro foi algo interessante, mas... Estranho e sem sentido. Interessante, porém sem sentido. Tentei começar o livro de boa, tirando todos os pensamentos negativos e o medo do livro ser chato e me deixar de ressaca. Li o livro inteiro de boa e em nenhum momento fiquei de saco cheio, porém a parada toda não estava lá grande coisas... Como eu disse o livro foi algo interessante, mas confuso.

O livro traz por inteiro a religião, a força da crença da família de Tonto e Hanny e como tudo o que acontece é um milagre, é todo o poder de Deus, ou a punição de Deus por qualquer coisa ruim, estranha ou inconveniente que se faça.



Eu nãos sei muito bem o que falar dos personagens, todos eles foram tão vagos, tão misteriosos, sem muito o que entregar... Tonto é um personagem muito seco, ele é daqueles que observa, daqueles neutros, recebe ordens e as cumpres sem nenhum pio. Ele é bem quieto, é bem estranho e tranquilo demais.

Hanny é bem mais agitado que o irmão, ta sempre cheio de energia e querendo ir de um lado para o outro. É um personagem que não entendi muito bem, principalmente no final depois do que aconteceu, eu só fiquei olhando para a parede e... tipo: Mas hem? Kkkkkkk


A Mãe de Tonto e Hanny é uma mulher muito extrema. Principalmente quando o assunto é religião, ela é super severa e organizada/certinha quando se trata da religião, das orações, missas e costumes, tudo precisa ser exato e o mesmo de sempre, nada pode mudar. E quando o padre Wilfred morre e o padre Bernard o substituía, ela fica muito em cima do padre Bernard sempre dizendo: “o padre Wilfred não fazia desse jeito” “o padre Wilfred fazia assim para depois fazemos as orações” “o padre Wilfred primeiro sempre nos fazia orar antes de tal coisa” “com o padre Wilfred as coisas eram assim e assado”, etc. Era bem chato e perdi as conta de quantas vezes quis enforcar ela kkkkkk.



As coisas nesse livro foram uma variação de suspense e um pouquinho de terror kkk. Houve momentos que foram meio macabros que deixou meu coração a mil só esperando uma criatura sair das sombras, outros momentos eu ficava intrigada apenas com o mistério de: “quem pôs aquilo ali?” “qual o propósito daquilo ali?” “porque fizeram isso?” etc.

Esperava bem mais, muito mais, desse livro. Mas okay, não foi algo ruim, nem exatamente decepcionante... Foi algo meio termo. Não achei ruim, mas não adorei esse livro.




2 comentários:

  1. Esse livro passou muitas vezes na minha timeline no Good Reads, antes queria ler por pensar que seria uma história totalmente diferente kkkk e agora pela sua resenha.. talvez eu não leria apenas por não gostar de livros com histórias muito religiosas e personagens rasos, sei lá..penso que não quero gastar o tempo lendo 300 páginas de algo que sei que não vou gostar.

    Ah adorei sua resenha Bia, incrível <3

    exploradoradepaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá anjo, que bom que gostou da resenha, fico feliz.

      O livro não é exatamente ruim, mas deixou a desejar. Porém se é uma leitura que você acredita que não irá gostar, então realmente é melhor não ler. Quando se força uma leitura que você já ta sentindo que não vai gostar, as vezes acontece de você odiar o livro kkkkk

      bjs

      Excluir

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.