Image Map

Resenha - The 100


Livro: The 100 #1
Autora: Kass Morgan
Editora: Galera Record
Páginas: 286
ISBN: 978-85-01-40059-8
Pontuação: ★★★





Eu amei a série de TV (apesar de a terceira temporada esta um pouco chatinha) e super estava ansiosa para ler os livros. Eu sabia que os livros seriam bem diferentes da série (estilo PLL e Diários de um Vampiro são diferentes dos livros).


As páginas são amareladas, a fonte é grande. Têm trinta e seis capítulos e a narração é intercalada por quatro personagens: Wells, Glass, Clarke e Bellamy.

(capítulo)

(páginas)

Já faz três séculos que uma população vive no espaço depois que a terra sofreu um Cataclismo, todos da Arca (como é chamada a nave do espaço) acreditam que a Terra é perigosa por causa da irradiação e inabitável. Então todos vivem em uma nave grande, porem não grande o suficiente para que fosse permitido ter dois filhos, isso quando o Conselho libera que um casal possa ter um filho. A democracia é diferente no espaço, uma regra quebrada para os adultos é a morte: eles farão o culpado flutuar no espaço sem oxigênio. Para os adolescentes, menores de 18, eles prendem em um confinamento para que quando chegar seus décimo oitavo aniversário, eles serão julgados.
Porém, três séculos já se passaram e era previsto que em algum momento algo na nave iria dar errado. Afinal, algo assim não se pode durar muito tempo em um local onde não existem muitos recursos. Para resolver o grande problema o Chanceler (o presidente da nave) cria um plano para enviar cem prisioneiros para a Terra como forma de testar se depois de tanto tempo a Terra é segura ou não.


Com os cem em terra firme, cada um dos prisioneiros mostra suas verdadeiras faces. Alguns por acreditarem que estão livres da burocracia cruel da Arca crêem que podem viver como querem, sem regras. Outros acham que com a ausência do Chanceler podem liderar de suas maneiras, outros ainda sentem medo, prontos para caírem mortos ao tomar uma gota de água da Terra. Cada um tem um passado que vai contar como foram parar no confinamento, muitos são perigosos, outros ficaram presos por engano ou apenas por roubar uma fruta. Bellamy e Wells são os únicos que escolheram estar entre os cem, pois ambos tinham um objetivo de proteger alguém que estava na lista dos cem. Clarke tem um segredo, o que a fez ir para o confinamento, que a assombra e a enche de ódio. Glass conseguiu escapar de sua ida a Terra, pois tinha algo que ela ainda precisava fazer na Arca e não podia deixar que a levassem para muito longe sem antes encontrar o homem que ama.


Como eu disse, já sabia da diferença do livro para a série, porém mesmo sabendo fiquei mais surpresa ainda de ler tamanha diferença. A série não tem nada a ver com o livro, é muita coisa diferente até mesmo os personagens. A série também tem muitos personagens que não existe no livro. Alguns eu fiquei feliz de não existirem no livro, mas outros eu senti a falta da presença deles.


Vou colocar no final do post as diferenças mais detalhadas. Será sim um spoiler, mas não irei entrar em detalhes, só vou revelar as diferenças, mas não entrarei em detalhes. Vou colocar em vermelho, então se você não quiser ler é só parar antes de chegar à parte escrita em vermelho.


Eu achei que as coisas aconteceram rápidas demais nesse livro, sem muita explicação e sem muita emoção também. Os personagens são um pouco secos e vagos. Não tem muito detalhes o livro, eles não falam muito das coisas passadas e das presentes como, por exemplo, a Terra, todos sempre desejaram estar de volta a Terra, mas quando finalmente estão nem parecem ligar porque é tudo tão seco a forma como é dita as coisas, na verdade eles mal falam alguma coisa sobre a Terra... Nem sei explicar, só é estranho mesmo.


Clarke é uma personagem totalmente diferente da Clarke do seriado, ela é um pouco calada e não lidera. Apesar disso é durona, mas não da forma que o seriado mostra.
Bellamy é mais diferente ainda no livro, ele não é o “vilão” ou o “cara mal” que da muita mancada como na série. Ele é um cara bem esperto e muito protetor com a irmã (sei que na série é assim também, mas no livro é mais intenso), é um cara bem bacana e gentil, não é tão agressivo (a não ser que mecham com sua irmã) e não é um líder também.


Wells foi mais aproveitado no livro, não tivemos a oportunidade de conhecê-lo na série então não tenho como compará-lo. Wells no livro é um cara que, para mim, é sacana. As mancadas que ele fez realmente foram muito graves e teria me sentido exatamente como Clarke ficou. Não gostei desse personagem, achei-o bem sem sal e até um pouco superior demais.
Glass é uma personagem totalmente nova, já que ela não existe na série. No inicio acreditei que ela era uma riquinha metida, mas esse pensamento logo foi descartado quando ela se mostrou valente e muito persistente. Estou encantada com essa personagem e bem curiosa com o que vai acontecer com ela.


Eu não me encantei pelo livro e não achei grande coisa, por mais que seja apenas o primeiro livro, ainda sim achei que faltou muita coisa, não tem muita explicação e é tudo muito vago e rápido, parece algo sem emoção. Mas o final me deixou curiosa para o próximo livro.



Bom, agora vou listar as coisas diferente (e também as coisas que são iguais) do livro para a série. Nas informações abaixo também tem sobre os outros livros não só do primeiro livro (então a partir daqui você pode para de ler se não quiser spoiler do livro e da série, mas não entrarei em detalhes):


  1. Clarke não é a líder que mostra na série.
  2. Bellamy não é um cara tão ruim como a série mostra (apesar de ele também não ser tão ruim na série, mas ele não é como é na série... Ficou confuso? Kkk). Ele não é um marginal.
  3. Wells não morre, então ele é bem mais aproveitado nos livros. Ele é que é o líder (como a Clarke é na série).
  4. Os pais da Clarke morrem no livro, não apenas o pai como mostra a série.
  5. Os pais da Clarke na verdade estão vivos e foram parar na Terra de alguma maneira antes dos 100.
  6. Octavia é uma garotinha de catorze anos que é viciada em remédios. E ela não fica com tantos garotos como ficou na série, nem chega a namorar.
  7. Não existe Raven Reyes no livro, e isso foi triste.
  8. Não existe Monty, Jasper, Lexa, Finn e Lincoln. Agora você pode imaginar melhor que o livro é muito diferente! Fiquei chateada porque Lincoln, Jasper não existem nos livros, mas o resto (principalmente do Finn) eu não senti falta.
  9. O livro é uma versão mais leve do seriado, tem lá seus momentos violentos, mas nada comparado à série.
  10. Glass não existe no seriado.
  11. Como não existe Lexa no livro então não existe Heda, Wanheda e muito menos Cidade da Luz.
  12. Não existe habitantes desesperados para sair de Mount Weather.
  13. Não existe névoa acida no livro.
  14. Outra diferença bem grande no livro é que Wells, Octavia e Belllamy são irmãos.
  15. Não existe A.L.I.E no livro.
  16. Bellamy e Clarke são um casal (só dei pulos enormes com isso, sempre shipei eles na série, e como até agora não deu em nada (mas continuo com esperanças) a melhor coisa foi ler que eles são um casal nos livros).


Como nem tudo é diferença:
  1. Clarke é estudante de medicina que foi impedida de terminar o treinamento quando foi confinada pelo mesmo motivo que a série dá.
  2. O Cervo de duas cabeças aparece no livro.
  3. O Chanceler também leva um tiro.
  4. O motivo para os 100 serem levados a Terra é o mesmo motivo que o seriado dá.
  5. Os terrestres também aparecem nos livros.
  6. Os Pais de Clarke eram cientistas/médicos.
  7. Wells traiu Clarke da mesma maneira que traiu no seriado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.