Image Map

Resenha - Codinome Verity


Livro: Codinome Verity
Autora: Elizabeth Wein
Editora: Editora ID (atual Editora Moderna)
Páginas: 336
ISBN: 978-85-16-08949-8
Pontuação: ★★★★★ 



Quem me segue já há um tempo sabe o quanto eu amava e ainda amo a Editora ID. Sempre publicava os melhores livros, livros que eram pouco conhecidos, muitas trilogias e livros únicos. Mas a Editora já não publica mais livros com o selo Editora ID, e todos os livros publicados não terão suas continuações para aqueles que a Editora não terminou de publicar. Foi um golpe muito doloroso quando soube que a editora iria fechar, eu realmente amava praticamente todos os livros que ela publicava, tenho quase todo o catalogo dessa editora na minha estante. Codinome Verity é um livro que sempre esteve na minha lista desde 2013 quando lançou aqui no Brasil, mas nunca consegui comprar. Com o fechamento da editora os livros publicados por ela ficaram difíceis de serem encontrados, praticamente raros, e fiquei muito tempo sem conseguir achar Codinome Verity e muitos outros títulos. Mas no dia do meu aniversário desse ano, eu fui a Capital do meu Estado e passei na Saraiva para passar o dia entre livros, e achei três exemplares escondidinhos de Codinome Verity (também achei alguns outros livros da Editora ID escondidinhos) e a hora quase me ajoelhei e chorei dentro da Saraiva! O livro foi bem caro, mas valeu muito apena!


As páginas são amareladas, a fonte é muito pequena, os capítulos não são enumerados, portanto não sei quantos têm, mas são muitos e curtinhos. O livro é narrado por duas garotas, e é dividido em duas partes: Verity e Kittyhawk, sendo a parte um (Verity) a mais longa. A capa tem tudo haver com a história.

(Primeira Parte)

(Segunda Parte)

(Páginas)

É o ano de 1943, época de Hitler, Segunda Guerra Mundial. O mundo está em guerra, os nazistas por toda parte espiando, pessoas perdendo seus familiares, pessoas indo para guerra. Queenie e Maddie são melhores amigas, cada uma diferente da outra, uma é inglesa e a outra escocesa, mas ambas têm CORAGEM.
A primeira parte é narrada por uma das duas garotas, vamos chamá-la de “A Garota”. Mas por quê? Primeiro porque é um mistério qual das duas está narrando, segundo porque essa Garota tem vários nomes e até você descobrir o nome verdadeiro dela você já estaria na última página. A Garota foi pega pelos nazistas por um erro simples (bobo), mas fatal: ela estava na França em uma missão, e então olhou para o lado errado da rua antes de atravessas, agora está presa e sendo torturada. Mas ela achou um modo de se salvar e ganhar tempo, pois tudo o que o inimigo queria era informações secretas, e era isso mesmo que ela iria dar. A Garota faz um acordo: em troca de informações que possam ajudar a Alemanha, o inimigo lhe dá papel e caneta e suas roupas de volta. Então A Garota começa a escrever uma história (sim ela escreve nessas folhas como se estivesse contando uma história, a história que estamos lendo), mas a história possuía as informações que o inimigo pedia, e quando ela não dava as informações era castigada. Ela se acha covarde. Mas a Garota não é covarde, é CORAJOSA!



A segunda parte é onde tudo faz sentido (vamos chamar a protagonista dessa segunda parte de A Garota 2). Depois que descobrimos quem esta narrando à primeira parte do livro, e depois de descobrirmos qual o nome dessa personagem, a segunda parte se torna rápido de ler, pois além de ser menor que a primeira, é onde toda a confusão que sentimos na primeira parte é posta as claras na segunda. O livro é meio que uma pegadinha, um jogo de inteligência e perspectiva, você precisa estar atento a tudo, pois na segunda parte tudo é virado de cabeça para baixo e nada mais é como você achava que era. A personagem que narra na segunda parte é DETERMINADA, uma amiga para toda a vida.



É difícil fazer essa resenha sem revelar muito, não posso falar dos personagens ou eu vou entregar tudo. Está por sua conta conhecê-los, julgar eles e entende-los.  
EU DISSE A VERDADE.
Essa frase pode ser interpretada de muitas formas, mas para você entender melhor vai precisar ler o livro e com muita atenção! O nome do livro tem tudo a ver com a primeira parte do livro, não apenas por ser quem está narrando (não isso não é um spoiler, eu já disse que a primeira parte do livro se chama Verity, porém tem muito mais coisas por trás desse "nome"), mas por fazer todo sentido com o que a personagem faz!


Codinome Verity é intenso, triste, forte, mas tem sua beleza. O livro fala sobre amizade e confiança. A leitura não é rápida, é difícil e o inicio é bem chato, pois a autora entra em detalhes que SÃO IMPORTANTES para digerirmos e entende-los mais tarde no decorrer da história (por mais que sejam detalhes chatos, são importantes). Cogitei em abandonar esse livro umas três vezes antes mesmo de chegar à página cinquenta, mas procurei resenha (infelizmente achei poucas) e todas que li me convenceram, me deram vontade e forças para continuar. O livro no inicio fala muito sobre aviões da época da Segunda Guerra, aviões e suas parafernálias, e são muitos nomes estranhos para gravar, foi por isso que o inicio o bem chato. Mas o livro começa a andar lá para a página sessenta, onde certas coisinhas são reveladas e a história que A Garota está contando fica mais interessante.



Esse foi meu primeiro livro sobre a Guerra Mundial, nunca li nada sobre a primeira nem a segunda. Apesar de se passar na Segunda Guerra Mundial, o livro não tem foco por inteiro no que está acontecendo exatamente na Guerra. Fiquei aliviada, feliz, por ter escolhido Codinome Verity como meu primeiro livro sobre a Segunda Guerra Mundial.



Como disse lá em cima a Editora ID não publica mais livros há muito tempo e não repôs os livros já publicados no mercado, então é difícil encontrar seus livros por ai. Mas acredito que você possa achar na Estante Virtual onde vendem livros novos e/ou usados, a Amazon também começou a vender livros usados e/ou novos vendidos por terceiros e também pela própria Amazon. Você pode pesquisar no Mercado Livre também, sei que muita gente não confia no ML, mas eu compro muita coisa lá direto e chega em perfeita ordem (sim, já comprei livros lá também, normalmente usados), você só precisa ver o melhor vendedor (normalmente com os pontos (avaliações) altos), procure informações direitinho no perfil do vendedor e na descrição do produto, faça perguntas, etc.



Super indico esse livro, até mesmo para pessoas como eu que não curtem livros que não possuem fantasia (meu gênero favorito é fantasia). Sai da minha zona de conforto e quase desisti do livro no inicio, agora sempre que olho para a capa do livro eu falo: SANTO PAI, AINDA BEM QUE NÃO ABANDONEI OU JAMAIS TERIA CONHECIDO UM LIVRO TÃO INCRÍVEL E EMOCIONANTE COMO ESTE! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.