Image Map

Resenha - Tocada Pelas Sombras


Livro: Tocada Pelas Sombras #3
Autora: Richelle Mead
Editora: Agir
Páginas: 379
ISBN: 978-85-220-1205-3
Pontuação: ★★★




Não estava em meus planos ler essa série tão devagar, mas é tanta coisa, tanto livro, para ler que acabei dando uma esquecidinha nessa série kkk.


As páginas são amareladas, a fonte é bem grande, a capa é horrível (todas as capas dessa série são horríveis em minha opinião), têm vinte e nove capítulos.

(Capítulo)

(Páginas)

Rose Hathaway, uma Dampira em treinamento, está tentando superar os acontecimentos do final do último livro. O que teve que passar, o que teve que enfrentar, o que teve que ver, e o que teve que aceitar mudaram completamente quem Rose era. Agora, um pouco mais madura e centrada, Rose só quer saber de aprende o máximo e proteger sua melhor amiga Moroi, a Princesa Lissa Dragomir, a última da linhagem Dragomir.
Graças ao laço do espírito que possuem, Rose pode proteger sempre Lissa, mas tudo tem um custo, ou melhor, tudo tem uma conseqüência. O elemento Espírito, um poder raro, é pouco conhecido então não se sabe como controlá-lo ou do quanto ele é capaz, sabemos que ele é capaz de muitas coisas... mas não de tudo, então o Espírito pode ser algo extremamente perigoso em muitas ocasiões, principalmente para Lissa que, por causa do Espírito e seus poderes, sofre de uma depressão. Para manter essa depressão longe ela toma remédios que oprimem o poder, mas agora ela quer tentar usá-lo, para aprender mais sobre ele e si mesma, tentar se controlar. Até o momento tem dado certo, mas será que tudo está certo mesmo? Talvez alguém esteja pagando o preço.


Rose precisa aceitar o fato de que sua prova/treinamento de campo não será como ela desejava, pois será a guardiã por seis meses de Christian Ozera, o namorado de Lissa. Christian e Rose não se dão exatamente bem, mas terão que aprender a deixar as diferenças e implicâncias de lado, ainda mais depois do que ambos passaram. O problema é que esta difícil para Rose se concentrar em seu teste, pois o fantasma de Mason está aparecendo para ela, e parece que ele quer avisar algo de grande importância. Como se não bastasse muitas coisas estarem acontecendo, Rose e Lissa precisaram lidar de uma vez por todas com Victor Dashkov, o julgamento que colocará um fim nessa história, nesse passado, de uma vez por todas, ou talvez não...


Eu tava bem receosa de terminar esse livro, porque sabia o tempo todo o que iria acontecer no final, então queria terminá-lo bem lentamente já com o coração apertado enquanto lia.
Rose está mais madura nesse livro, mais ligada e um pouco mais durona do que já era. Mas claro que ela não está completamente mudada, ainda faz birra e é uma loucona rebelde que eu adoro. A questão é que depois do que ela, e o grupinho que estava com ela, passaram... muitos deles mudaram, Rose não foi exceção. Ela está mais nervosa nesse livro, mais violenta e muito brava o tempo todo, mas claro isso tem uma explicação. Com relação a ela estar vendo fantasmas, bom isso também tem uma explicação... Como eu disse o laço (o Espírito) é algo ainda não explicado e pouco conhecido, então tanto os personagens quanto nós leitores não sabemos o que mais esse elemento é capaz de fazer. Eu só achei que Mason apareceu super pouco! O livro deveria girar em torno do mistério com relação ao fantasma de Mason e o que ele quer... Mas dá para conta em uma mão quantas vezes ele apareceu e rapidamente sumiu...


Dimitri continua o mesmo, porém nesse livro ele deu uma amolecida com relação a sua relação com Rose. Acho que depois de tudo o que aconteceu, o clima e todo o resto pareceu ter uma importância maior, algo como: aproveite o máximo, pois qualquer coisa ruim um dia pode acontecer. Então a relação deles avançou bastante e ambos chegaram a um consenso com relação ao futuro deles, o que eu achei ótimo porque são seis livros essa série, e ficar com esse drama de “não podemos ficar juntos” “temos que parar de nos ver” “temos que manter uma relação de aluno e professor”, e sempre isso nunca dava certo... Então ficar com esse drama durante seis livros iria ser o cumulo!


No segundo livro eu tinha dito que Rose e Lissa pareciam distantes, Lissa com seu namorado e Rose com seus próprios problemas e segredos nunca querendo contar a Lissa. Isso não mudou nesse livro. Lissa continua com uma grande atenção ao seu namorado, mas dessa vez foi algo dividido com Adrian que ensina a ela o pouco que sabe sobre o Espírito, já que ele também tem o poder Espírito.
Eu tomei um susto com relação a Mia, porque ela desapareceu do livro. Ela só apareceu uma vez e felizmente explicou as coisas. Mas eu fiquei por ela ter sumido, acho que depois do que aconteceu no segundo livro, teria sido legal ela estar presente com Rose e sei lá... Fazer a mudança que ambas, e muitos outros, queriam fazer.


Nesse livro traz a tona um tema que só vínhamos observando e julgando aos poucos (um julgamento que crescia aos poucos conforme avançamos com a série), que é a questão dos Dampiros protegendo os Moroi sempre. Aquele dilema deles: Eles (os Moroi) vêm primeiro. Para Rose, e praticamente a maioria dos Guardiões, se sacrificar por eles não é nada demais, ter de largar seus sonhos, suas vontades para por a cima as vontades dos Moroi é algo normal e nem um pouco errado. Mas óbvio que é errado. Rose praticamente vive para Lissa e apenas isso. O certo para ela é que sua vida e suas necessidades e seus desejos vinham em último, e que os Moroi seriam sempre os primeiros, que a vida deles é mais importante que a sua, que ela não tinha o luxo de sonhar com uma faculdade que gostaria de cursar (já que ela teria que seguir Lissa para onde ela fosse, incluindo a faculdade que Lissa escolhesse), etc. Durante o livro ela acha isso normal, mas vemos que bem lentamente ela vai se questionando sobre isso com os pequenos detalhes que vão surgindo, até que no final do livro... Bom, precisou acontecer algo trágico para que ela se desse conta de que a maneira que ela pensa sobre si mesma e os Moroi é errado.


Foi um livro muito interessante, não foi incrível, maravilhoso, esplêndido... Mas foi um livro bom e gostoso de ler e que recomendo. Eu estou super curiosa para o quarto, mas estou bem mais animada porque ouvi dizer que se passará na Rússia... E gente... Eu tenho um fascínio pela Rússia, mais pela história da Rússia na verdade, e tudo que envolve a Rússia costuma me deixar curiosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.