Image Map

Resenha - It A Coisa


Livro: It - A Coisa
Autor: Stephen King
Editora: Suma De Letras
Páginas: 1102
ISBN: 978-85-60280-94-0
Pontuação: ★★★★



Comprei esse livro há uns dois anos mais ou menos em uma Black Friday por quarenta reais. Eu fiquei de ler o livro antes de o filme estrear, porém acabei não conseguindo e peguei o livro para ler em 20 de agosto desse ano. Eu não foquei apenas nesse livro, então eu lia ele vez ou outras no decorrer das semanas e dos meses e focava mais em outros livros. Li a maior parte nas duas primeiras semanas de outubro (setembro mal toquei no livro) e depois peguei outros livros para ler deixando It de lado um pouco... e terminei na primeira semana de novembro. O que me causava preguiça de ler esse livro foi a fonte, porque a história é legal.


As páginas são amareladas, a fonte é pequena demais (e me atrapalhou muito, pois minha vista ficava cansada facilmente e eu precisava forçar a vista ou aproximar o livro tão perto que meu nariz chegava a encostar nas páginas). O livro é dividido em cinco partes, têm vinte e três capítulos e epílogo. A narração é intercalada entre os personagens principais adultos e quando eles eram crianças, e também outros personagens secundários narram.



(páginas)

(Interlúdio)

(capítulo)

Algo estranho acontece em Derry 1958. Tudo começa com um garotinho inocente que decide seguir seu barquinho de papel pelas poças da chuva, só que o barco cai em um bueiro... E então ele encontra seu fim.
A primeira morte de centenas que estão por vir. O que aconteceu? Quem fez isso? O que tem matado as crianças de Derry?
Bill perdeu seu irmãozinho e agora está desolado, mas graças ao seus amigos ele encontra apoio e até forças para encontrar o assassino. Bill, Ben, Eddie, Richie, Stan, Mike e Beverly são surpreendidos e estão apavorados ao descobrir quem é o assassino... Ou melhor, o que. Com a ajuda de seus amigos, Bill irá impedir que A Coisa – uma criatura monstruosa vestida como palhaço – continue a matar mais crianças. Juntos, sempre juntos, eles irão enfrentar seus medos e ajudaram uns aos outros. A Coisa não é o único inimigo que eles precisaram enfrentar.


Bom, como vocês podem ver esse livro é um verdadeiro calhamaço. Mas não vou dizer que é difícil ler ele, porque não é. O que foi difícil para mim foi encarar essa fonte absurda de pequena! Como eu tinha explicado brevemente no inicio eu iniciei o livro em agosto, quase no finalzinho de agosto, mas eu não fiquei presa no livro, eu fiquei lendo outros livros e dando mais atenção a esses outros livros, então eu engatei firme com It em outubro, onde conseguir ler mais da metade nas primeiras duas semanas antes de parar novamente a leitura e só retornar e assim finalizar na primeira semana de Novembro.


It é uma leitura bem interessante e divertida de certa forma, o livro tem seu humor. Eu sinceramente não achei tão aterrorizante, não fiquei com medo em nenhum momento. Mas o livro tem suas partes nojentas, para a minha grande surpresa essas partes nojentas, e doentias até, não foram por causa da Coisa e sim pelos próprios humanos preconceituosos e monstruosos, agressivos e abusivos! A quantidade de bullying que tem nesse livro, aqueles maus tratos de tirar sangue mesmo, aquela coisa horrorosa que é o preconceito contra o negro e a maneira terrível que são tratados nesse livro, me chocaram (aterrorizaram) mais do que a própria Coisa.
O livro é mais engraçado e divertido do que assustador. As crianças (na verdade até mesmo quando eles estão adultos) são bem descontraídas e divertidas, ate mesmo a Coisa em certos momentos tem um ar hilariante (bem pouco, mas tem kkk).



A Coisa é uma criatura intrigante e confusa. Quando descobrimos mais sobre ela pro final do livro, você precisa ler com muita atenção, porque a Coisa é confusa.
Quando vi o filme eu tinha uma lista em ordem dos meus personagens preferidos, depois que li o livro a lista mudou de ordem:

Filme:
  1. Bill
  2. Richie
  3. Eddie
  4. Ben


Livro:
  1. Richie
  2. Eddie
  3. Ben
  4. Bill


Porque a mudança? Bom, o filme foi bem mais engraçado que o livro (o filme e o livro não são tão diferente, teve ligeiras mudanças e acréscimos, mas realmente não é muito diferente), e sinceramente gostei bem mais do final do filme do que do livro (que é uma coisa muito louca e confusa, até engraçada, a parada do ritual), os personagens do filme parecem mais crianças do que o livro nos mostra (no livro não consegui vê-los como crianças, pareciam maduros demais), no filme os personagens são mais descontraídos e mais empolgantes, Bill em minha opinião é melhor no filme do que no livro.


Bill no livro é mais sério e mais... Não tenho uma palavra certa, mas ouso dizer: Sombrio. Ele é um garoto bacana, legal, amigo, o líder do grupo dos otários, é levado a sério sempre, é compreensível, é respeitado.... Mas ele é seco. O foco que ele tem nesse livro me irritou. O foco do livro gira em torno dessas sete crianças, cada um narra, cada um enfrenta a coisa, cada um tem um papel importante nessa história. Mas a maneira como Bill é focado nesse livro me incomodou muito, a maneira como todos dependiam intensamente dele e como ele sempre tomava as decisões, como ele sempre dava um passo primeiro... Talvez uma exceção disso seja o Richie, quando já adulto, e enfrenta a Coisa, nesse momento o Bill não foi o único (pela primeira vez) a ser o “herói”. Ele não é apaixonado por Bev desde o momento que a conheceu (como no filme), isso só acontece bem mais pro final do livro.
Uma coisa que foi confusa para mim nesse livro foram as datas (ou melhor, o ano). Mudava constantemente (crianças depois eles adultos) e eu ficava esquecendo em qual ano aquela parte da história se encontrava.



Mike é um personagem que parece que só estava no grupo de enfeite. Quando criança mal marcava a presença quando estavam todos reunidos. É um personagem bem inteligente e observador.
Richie é o mesmo palhaço que é mostrado no filme, mesmo loucão e boca suja (boca de lixo), mas assim como todos os outros ele tava muito maduro (ou o mais próximo disso para o nosso querido Richie kkkkk) para a idade dele. Eu sei lá... Eu lia esse livro, cada criança narrando e a maneira como narravam me pareciam adultos narrando (e não estou me referindo à parte deles adulto, estou falando deles crianças mesmo).


Beverly é a mais diferentona do filme! No filme ela é super guerreira e parece ser bem forte também. No livro ela é bem medrosa e bobinha até (acho que ela foi a única que chegou aparentar a idade que tinha realmente) em certos momentos (comparado ao filme) eu a via como uma garotinha indefesa. Ela também não corta em nenhum momento o cabelo como fez no filme. Sua paixonite por Bill é mais boba e intensa nesse livro, no filme é mais discreto.
O mais fofo dos personagens pra mim foi o Eddie. Cara! Como eu amei muito ele nesse livro... Tão fofinho e encantador! Mais fofo até que no filme.


Ben é outra fofura que me apaixonei mais pelo Ben do livro do que do filme (por mais que o do filme também seja fofo), mas no livro ele é um pouco mais sério, talvez recluso até demais, quase não era mencionado quando estava em cena nas partes adultas.
Fiquei super triste com a morte de um personagem suuuuuuuper querido logo no final do livro. Juro que chorei, foi de estilhaçar o coração e trilhões de pedaços!


É um livro legal e moleza de se ler. Se você ler 130 páginas por dia (como eu faço com todos os livros que leio), você é definitivamente capaz de ler It em duas ou três semanas! Vale a pena sim, e acho que o filme também vale a pena ser visto por mais que seja mais comédia do que terror, mas o livro de qualquer forma não é terror também... Para mim não foi.


3 comentários:

  1. Olá Bia!
    Estou criando coragem para ler esse livro, mais pelo tamanho do que pela história que sempre achei ser meio aterrorizante.
    Vou colocar como meta para o próximo ano, mas talvez dividirei e leitura entre o livro físico e o e-book. Adorei sua resenha, deixou muito mais claro algumas questões da história de tudo o que li até hoje.
    As fotos ficaram lindas, beijos!

    Books & Impressions
    Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anjo!
      Muito obrigada! Que bom que gostou, fico feliz.
      kkkk Eu não achei nem um pouquinho aterrorizante, mas quem sabe você ache quando ler. O que mais me deu medo foi o bullying nesse livro, é muito forte, é de deixar qualquer um enjoado :( Sem falar na quantidade de palavrões (não que isso me incomodou na leitura, só é uma quantidade realmente grande de palavrões kkk).
      Espero que goste da leitura.

      Bjs

      Excluir
  2. It: A Coisa consegue encontrar uma leveza inesperada ao retratar a amizade do Clube dos Perdedores. O gênero de terror nunca foi um dos meus preferidos, porém devo reconhecer que It A Coisa, foi uma surpresa pra mim, já que apesar dos seus dilemas é uma historia de horror que segue a nova escola, utilizando elementos clássicos. Com protagonistas sólidos e um roteiro diferente. Depois de vê-la você ficara com algo de medo, poderão sentir que alguém os segue ou que algo vai aparecer.

    ResponderExcluir

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.